Faça parte

Empresas e pessoas podem colaborar diretamente com
a nossa causa. Entenda por que nossa causa é
importante e saiba como colaborar!

Depoimentos

Marcus Vinicius Polignano
Coordenador do Projeto Manuelzão/UFMG

“Não mudamos o mundo sozinhos. Precisamos uns dos outros. […] Assim penso que o caminho seja o da mobilização social e participação, como instrumento para pensarmos juntos e propormos ações eficazes. O projeto Manuelzão sempre trabalhou desta forma e conseguimos grande resultados. E não será diferente com o Núcleo Manuelzão Acuruí.”

Aponta que a região de Acuruí faz parte da bacia do Rio Itabirito, que é um dos afluentes mais importantes no Alto Rio das Velhas e que na região há muitas nascentes e cursos d´água ainda preservados que fornecem águas de boa qualidade para o Rio das Velhas, inclusive contribuindo para o abastecimento humano de Belo Horizonte. Alerta sobre a necessidade de desassoreamento e revitalização da represa.

A respeito dos impactos do crescimento dos empreendimentos imobiliários na região sobre o meio ambiente, defende que é preciso que pessoas e entidades se unam, conheçam sua história e sintam-se pertencentes ao lugar onde estão. Para que isso aconteça, o Núcleo Acuruí precisa reunir a comunidade para garantir que a região seja preservada e que qualquer empreendimento seja discutido com a comunidade para avaliar a sua viabilidade social e ambiental.

Em relação à ação de incentivo de construção das barraginhas – uma das ações do Núcleo Acuruí -, considera a iniciativa importante é uma forma de manter as águas de chuva no solo, fortalecer as nascentes e os córregos. Alerta que é preciso também proteger as áreas verdes e nascentes hoje existentes. Também envolver a comunidade local e as escolas para que todos se sintam cuidadores do Acuruí, além de compromissados com a história da região.

LEIA MAIS
Sirlei Pena
Presidente da Associação de moradores do Acuruí

“A criação da ONG algo é muito bom porque as pessoas percebem que há mais forças, mais gente colaborando […] Nem todos os que estão chegando no Acuruí tem a preocupação de preservar. Nesse aspecto, a ONG e a Associação são essenciais”.

Moradora do Acuruí há 50 anos, a presidente explica que a Associação atua na intermediação das demandas populares junto ao poder público como instrumento para levantar as necessidades da população. Também, na realização de fóruns de discussão, na sugestão de soluções e na fiscalização das ações.

Para a Presidente, em relação à preservação dos recursos naturais, a população tem um importante papel de denunciante das irregularidades – cometidas em grande parte pelos moradores dos condomínios e turistas. Uma das maiores preocupações da Associação é agir frente aos desmatamentos de áreas de preservação e o surgimento dos loteamentos irregulares destinados, além das ações que poluem as águas e no descarte impróprio de resíduos sólidos.

Considera que os moradores do Acuruí tem uma consciência diferenciada sobre a importância da preservação do meio ambiente, como consequência de um processo de educação e conscientização popular construído ao longo dos anos e que foi passado de geração em geração. Por isso a população hoje se reconhece como responsável como agente fiscalizador das irregularidades.

LEIA MAIS
Antônio Marcos Generoso Cotta
Secretário Municipal de Meio Ambiente de Itabirito – MG

“Aqui, o terceiro setor é muito ativo, cobra muito e participa de todos os Conselhos oficiais […] A atuação desse terceiro setor é muito importante como fiscalizador e como denunciante”.

Para o Secretário, investir em ações que melhorem a infiltração de água no solo para a produção de água é essencial porque a população vem crescendo em número juntamente com o consumo. Nesse sentido, iniciativas como as barraginhas (ou caixas secas) são importantes.

O executivo destaca ainda que a Secretaria vem atuando intensamente na recuperação das áreas de assoreamento e as voçorocas na região da represa.  Para o futuro, está previsto um projeto que pretende dar incentivos financeiros para os moradores das propriedades produtoras de água.

A ação segue o modelo de iniciativas já feitas em outras localidades e vai garantir que a água produzida não seja contaminada por atividades como a pecuária e a agricultura, além da  rede de esgoto.

LEIA MAIS

Como colaborar?

Moradores de Itabirito e região

- Tornando-se um Associado da ONG; - Falando das suas ideias pelo site, nas reuniões e eventos da ONG; - Doando recursos para financiar nossas ações; - Denunciando irregularidades na sua região; - Trabalhando nas nossas ações. Precisamos de gente engajada e com boa vontade.

Empresas de Itabirito e região

Por meio de incentivos para o financiamento dos nossos Projetos e ações. É importante lembrar que além de colaborar, a empresa pode deduzir de seu imposto de renda parte dos valores doados para organizações sem fins lucrativos.
Quer Colaborar?
Clique aqui e preencha nosso formulário
de contato que retornaremos.

Fazenda Aurora. Estrada Real, SN, Distrito de Acuruí/Itabirito-MG
(31) 99737-6709 | odilon@solidaimobiliaria.com.br